TEOLOGIA EM FOCO: O QUE NÃO DEVEMOS ADORAR

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

O QUE NÃO DEVEMOS ADORAR


Quando uma pessoa se encontra no momento de tristeza de dor e de grande tribulação, costuma a se dizer que ele se apega a qualquer “santo”, ou seja, entra em qualquer caminho, mesmo que o fim seja um caminho de morte. Para que você não venha ter um final triste, e pôr fim a condenação eterna então ensinaremos o que não se deve adorar.

i. não devemos adorar o firmamento
1. Não devemos adorar o sol. “Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, seja seduzido a inclinar-te perante eles e dês cultos aqueles, coisas que o Senhor, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus” (Dt 4.19).

Já no tempo de Abraão se erguiam grandiosos templos à lua, na cidade de Ur. No Egito, prestava-se culto ao sol. Este tipo de adoração proibida pelo Senhor.

Ez 8.16-17: “Levou-me para o átrio de dentro da Casa do Senhor, e eis que estava à entrada do templo do Senhor, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do Senhor e com o rosto para o oriente; adoravam o sol, virados para o oriente. 17 Então, me disse: Vês, filho do homem? Acaso, é coisa de pouca monta a casa de Judá o fazerem eles as abominações que fazem aqui, para que ainda encha de violência a terra e tornem a irritar-me? Ei-los a chegar o ramo ao seu nariz”.

2. Não devemos adorar a lua.
Dt 4.19 “Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, seja seduzido a inclinaste-te perante eles e dês culto aqueles, coisas que o Senhor, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus”.

3. Não devemos adorar as estrelas.
Dt 4.19; Dt 17.3 “Que vá, e sirva a outros deuses, e os adore, ou o sol, ou à lua, ou a todo o exército do céu, o que eu não ordenei”.

O exército do céu refere-se à adoração dos planetas e das estrelas. A lua o sol e as estrelas não são divindades, e sim objetos que obedecem aos propósitos divinos. Em Jr 19.13 diz o Senhor: “As casa de Jerusalém e as casa dos reis de Judá serão imundas como o lugar de Tofete; também todas as casas sobre cujos terraços queimaram incenso a todo o exército dos céus e oferecem libações a outros deuses”.

ii. Não deveMOS adorar os animais

2º Rs 17.16: “Desprezaram todos os mandamentos do Senhor, Seu Deus, e fizeram para si imagens de fundição, dois bezerros; fizeram um poste-ídolo, e adoraram o exército do céu, e serviram a baal”.
Êx 32.8 - “E, depressa se desviou do caminho que lhe havia eu ordenado; fez para si um bezerro fundido, e o adorou, e lhe sacrificou, e diz: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito?”.

Dt 9.16 - “Olhei, e eis que havíeis pecado contra o Senhor, vosso Deus; tínheis feito para vós outros um bezerro fundido; cedo vos desviastes do caminho que o Senhor vos ordenara”.

2º Rs 10.29 - “Porém não se apartou Jeú de seguir os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel, a saber, dos bezerros de ouro que estavam em Betel e em Dã”. Outras referências (2º Cr 13.8; Ne 9.18; Os 10.5).

Ainda hoje existem países que se adoram a vaca, ratos e tantos outros animais, desprezam o Criador pela criatura. A ignorância do ser humano é tal, que adora um animal como fosse uma divindade. Como se aquilo fosse resolver o seu problema. Esquece que existe um criador tal que pode parar o sol e fazer maravilhas.

iii. Não deveMOS adorar imageNS de esculturaS

Êx 20.3-5: “Não terás outros deuses diante de mim. 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não as adorarás, nem lhes dará culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem”.

Deus não aceita colocar outro deus em nossa vida, pois Ele é o único e Criador de tudo. “Não terás outros deuses e não farás para ti imagem de escultura”. Quando Deus fala em Semelhança refere-se aos animais das águas, da terra; aos anjos e aos seres humanos.

O Senhor Deus proíbe o homem de adorar e cultuar qualquer tipo de imagem de escultura, que tenha a semelhança das coisas do céu, da terra e das águas. No livro de Deuteronômio Deus faz está repetições para os filhos de Israel que estavam entrando na terra prometida: “Pra que não vos corrompais e vos façais imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher, semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de algum volátil que voa pelos céus” (Dt 4.16-17).

Habaque 2.18-19: “Que aproveita o ídolo, visto que seu artífice o esculpiu? E a imagem de fundição, que ensina a mentira, para que o artífice confie na obra, fazendo ídolos mudos? 19 Ai daquele que diz à madeira: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no seu interior, não há fôlego nenhum”.

O ai contra a idolatria, pois eles foram insensatos em adorarem e servirem os deuses mudo esculpido pelo homem, e sem vida, que o Senhor Deus condenará.

Lv 26.1: “Não fareis para vós outros ídolos, nem vos levantarei imagem de escultura nem coluna, nem poreis pedra com figuras na vossa terra, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o Senhor, vosso Deus”.

Inclinardes: Perante a imagem, curvando-se na sua direção; isto era um ato de culto reservado unicamente a Jeová o Deus dos exércitos e a ninguém mais (Êx 20.4-8).

1. A Bíblia fala sobre quatro abominações ao Senhor:
1.1. Ídolos, heb Elilim: “coisas de nada” deuses de barro ou de outros materiais.
1.2. Imagem de escultura: heb Pesel, um ídolo esculpido na pedra.
1.3. Coluna, heb maççebhâh lit: “alguma coisa de pé”, no caso uma pedra memorial ou coluna, usada para propósitos idolátricos.
1.4. Pedra com figura, heb maskith: uma pedra esculpida ou pintada com uma figura ou imagem.

iv. Não deveMOS adorar Demônios

Lv 17.7 “Nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demônios, com os quais eles se prostituem; isto lhes será por estatuto perpétuo nas suas gerações”. A nação hebraica era simbolicamente casada com Jeová, tanto no Monte Sinai (Dt 4.23), como nas planícies de Moabe. A prostituição simboliza a apostasia, a falta de fidelidade a Deus e, naquelas épocas, se relacionava, mormente com a idolatria com seus ritos perversos.

Dt 32.17 - “Sacrifícios oferecem aos demônios, não a Deus; a deuses que não conhecem, novos deuses que vieram a pouco, dos quais não se estremeceram seus pais”.

A palavra demônio no heb. Shedhim, uma palavra derivada do assírio, que empregavam no sentido de espírito protetor”, que significa, para os hebreus, “um demônio dos pagãos”. Tudo aquilo que não é de Deus, mesmo sendo sobrenatural, ou usando como objeto de devoção, pertence ao maligno. Confiar num “espírito protetor” dos pagãos é abandonar a adoração a Deus, e cair em idolatria, em uma adoração falsa, inspirada por poderes do inferno.

Sl 106.36-37: “Serviram aos seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço; sacrificam seus filhos e suas filhas aos demônios,”

Tanto Moisés, quanto o salmista associam os falsos deuses com demônios. Noutras palavras, o poder que age por detrás da idolatria é o dos demônios, os quais tem muito poder sobre o mundo e os que são deles. É por este motivo que Deus não tolera nenhuma forma de idolatria, Ele advertia frequentemente contra ela, por exemplo: Nos dez mandamentos, os dois mandamentos são contrários à proibição de servir outros deuses, havia a ordem de destruir todos os ídolos e quebrar as imagens de nações pagãs na terra de Canaã. Deus muito se irou com o Seu povo por não destruir todos os ídolos na terra prometida. Ao contrário, passou a adorar os falsos deuses, daí, Deus castigou os israelitas, permitindo que seus inimigos tivessem domínio sobre eles e muitas vezes fossem levados como cativos. Muitos hoje são castigados por estar vivendo na pratica da idolatria.

O ser humano que adora um deus de ouro, prata, cobre, pedra, pau, ou de gesso, quer seja, o sol a lua, as estrelas, um animal, ou um ser humano, está adorando um demônio.


1ª Co 10.20 “Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônio que sacrificam e não há Deus; Não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios”. Participar da idolatria é estar em comunhão com os demônios; Atrás de uma imagem de escultura está um demônio operando seus falsos milagres. Amigo leitor saibas que Satanás é um enganador, um falso deus e também opera falsos milagres para enganar a humanidade. Somente pela Palavra de Deus a Bíblia sagrada você pode conhecer o certo do errado; É com este propósito que montamos este maravilhoso estudo para você conhecer a verdade que liberta, e encontrar salvação para tua alma.

Pr. Elias

Nenhum comentário:

Postar um comentário