TEOLOGIA EM FOCO: ENTENDENDO O QUE É LOUVOR

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

ENTENDENDO O QUE É LOUVOR


Salmos 71.6: “Tu és motivo para os meus louvores constantemente”.

O Salmista declara neste texto que o próprio Deus é o seu motivo de louvor. Sendo assim, nada precisa acontecer para louvar a Deus. Devemos louvar por que o Senhor é Deus e isso é o suficiente para que mereça ser louvado. Então não precisamos condicionar nosso louvor ao Senhor aos fatos que podem acontecer ou não. Por isso Jesus disse que Deus procura “adoradores que adorem ao Pai em Espírito e em verdade”.

I.         O QUE É LOUVOR

A palavra louvor é origem do grego “doxa”, glória e logia; estudo, tratado, que formam palavra doxologia; estudo do louvor. Doxologia é a manifestação de louvor e enaltecimento à divindade através de expressões de exaltamento (Deus seja louvado! Aleluia!). As palavras LOUVAR e LOUVOR vêm do Latim LAUDARE e LAUS, as quais têm o sentido de elogiar; dirigir louvores; exaltar; gabar; enaltecer; aplaudir.

A palavra louvor tem muitos significados como: confiar, alegria, recomendar, encomendar, aplaudir, magnificar, exaltar, é ato de glorificar, exaltar, enaltecer, dignificar, engrandecer, tornar-se majestoso; falar bem de, ou magnificar as virtudes de alguém. Para nós cristãos, o louvor é uma expressão da nossa atitude de adoração. Nos levantamos em nosso espírito, no poder do Espírito Santo e glorificamos ao Senhor com palavras, que são frutos do nosso amor pelo Senhor e reconhecimento pessoal da Sua presença e da Sua grandeza! Então expressamos amor, reconhecimento e ação de graças. O autor do livro de Hebreus declara: “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13.15). Louvor é destacado aqui como fruto de lábios, isto é, são palavras.
- Louvor vem de um relacionamento íntimo com Deus.
- Louvor deve sempre ser vocal. Não é em silêncio.
- Louvor acontece quando nós falamos para alguém mais sobre a bondade de Deus. O único digno de ser louvado é Deus (Apocalipse 4:11).

1. Palavras do Antigo Testamento traduzido por louvor.

1.1. Hãllal. É a palavra traduzida por louvor mais usada no A. T. Ocorre 88 vezes. Seu significado básico é “produzir som claro”. Seu significado adicional é: “elogiar com grande entusiasmo; dirigir louvores; gabar; exaltar; enaltecer; bendizer; glorificar.

1.2. Hilluwi. Deriva-se de hallal. É uma celebração de ações de graças pelo termino da colheita. “Eu te louvarei, SENHOR, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. 2 Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.” (Sl 9.1-2).

1.3. Tehillah. Também deriva-se de hallal. Desta vez, á ênfase é cantar. “Cantai louvores ao Senhor, que habita em Sião; anunciai entre os povos os seus efeitos” (Sl 9.11). “E cantarão os caminhos do SENHOR; pois grande é a glória do SENHOR.” (Sl 138.8).

1.4. Shabach. Significa “gritar com alta voz, um grito de triunfo, gloriar-se na vitória”. “Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande grita; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e tomaram a cidade” (Js 6.20).

1.5. Zãmar. Significa “dedilhar ou tocar as cordas”. Esta é uma referência óbvia a louvar a Deus com instrumentos musicais. Ela tem também o sentido da “cantar com acompanhamento de instrumentos musicais”. “Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.” (Sl 150.3-50).

1.5. Yadah. O significado básico é “expressar uma confissão de agradecimento”. Com as mãos levantadas. “Arão e Ur seguram as mãos de Moisés na batalha de Israel contra os amalequitas.

“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. 12 Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pós. 13 E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada. 14 Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus. 15 E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA” (Êxodo 17.11,15).

Ao declarar que o Senhor era sua bandeira, Moisés estava declarando que a bandeira erguida (o bastão em suas mãos) representava autoridade, poder, cobertura e respaldo. Ela teria que estar visível a vista de todos, sua queda simboliza derrota.

1.6. Towdah. Esta palavra vem da mesma raiz que “yadah”. E significa “a extensão das mãos em adoração e ação de graça. Algumas razões da importância de levantarmos as mãos. “Ouve a voz das minhas súplicas, quando a ti clamar, quando levantar as minhas mãos para o teu santo oráculo.” (Sl 28.2).
Levantai as vossas mãos no santuário, e bendizei ao SENHOR.” (134.2).
Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. (141.2).
Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.” (63.4).
Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. (1ª Tm 2.8).

1.7. Barak. Significa “ajoelhar-se em adoração”. Neste caso, a postura do corpo inteiro fala muito sobre o louvor. Ajoelhar-se diante de alguém significa manifestar humildade e demonstrar a dignidade e superioridade da posição desta pessoa. “E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus” (Ap 7.11).

2. O louvor precisa vir do interior, da alma do cristão. Quando as pessoas começam a cantar hinos e cânticos de louvor que foram gravados por outrem, que viveu experiências fortes e marcantes com o Senhor, mas sem que isso venha do interior, da alma, está se utilizando da música, da melodia, da expressão cantada.

2.1. O louvor tem que fluir de dentro para fora, e não o contrário.

2.2. O louvor tem que vir do coração. “Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças pôr tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Ef 5.19-20).

Devemos, então, louvar a nosso Deus de coração. Não pode ser nada forçado nem fingido mas espontâneo e verdadeiro. O louvor depende do grau de intimidade entre o que louva e o seu Deus. Alguém pode louvar de coração sem, contudo, abrir a sua boca, enquanto que outro pode estar cantando com todas as suas forças mas o seu canto não ser um louvor do coração.

O Espírito Santo nos ensina a louvar e agradecer por tudo, até mesmo pelas provações, conseguindo fazer com que nós possamos ver a bênção de Deus em meio à adversidade. O resultado é que ofereceremos sempre a Ele um louvor que vem do coração.

2.3. O louvor é fruto, é produto, é consequência do que o Senhor Deus fez e faz por nós. E não o fundamento de uma vida cristã.
O Senhor tem feito maravilhas na vida de cada cristão? Então cante louvores. Se não tem, então, primeiro, conserte o altar (Atos 15.16). E então o seu louvor será puro e verdadeiro (Isaías 30).

II.      COMO LOUVAR A DEUS

Normalmente o louvor é associado a cânticos, músicas, melodias. Assim, é comum que os “Ministros de Louvor” sejam os músicos, os cantores, os instrumentistas.
O louvor seria o mais importante pilar de uma igreja. Por que o louvor é dirigido unicamente ao Criador.

1. Com Canto.  Sl 9.11: “Cantai louvores ao Senhor, que habita em Sião; anunciai entre os povos os seus efeitos”. Sl 147.1: “Louvai ao Senhor, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus; isto é agradável; decoroso é o louvor”.

Sl 9.11 “Cantai louvores ao Senhor, que habita em Sião; anunciai entre os povos os seus efeitos”. Sl 147.1: “Louvai ao Senhor, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus; isto é agradável; decoroso é o louvor”.

Sl 22.25-26: “De Ti vem o tema do meu louvor na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem. Os pobres comerão e se fartarão; louvarão ao Senhor os que o buscam. Viva para sempre o vosso coração”.

Embora o louvor deva inundar o mais íntimo do seu ser (Sl 103.1) possa ser cantado no seu coração (Sl 30.12), ele deve ser também expresso em público (Sl 35.18), na presença de outros (Sl 34.3). O louvor deve ser declarado (Sl 9.14), cantado (Salmos 33.1), anunciado com alegria (Sl 33.3; 71.23), expresso com música (Sl 92.1), e com lábios e a boca.

2. Louvor com instrumentos vários; louvor com danças. O apóstolo Paulo aos crentes em Colossos prescreve: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Cl 3.16).
Sl 33.2: “Louvai ao senhor com a harpa; cantai a ele com saltério de dez cordas”.
Sl 150.3-6: “Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa. Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes. Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia”!

O Louvor:
A. O louvor tem um lugar de primazia no culto, assim como a Palavra.
B. Quem louva deve estar no seu devido lugar e preparado para tal ministério.
C. Sua posição deve ser de reverência.
D. Deve estar no lugar certo (no altar), altar é lugar de sacrifício, louvor, e quem quer estar diante do altar, deve ter vida consagrada.
E. O louvor deve ser harmônico – “os musicistas e os cantores juntaram-se em uníssono, como uma só voz” – louvar não é competir e nem ver quem é o melhor.
A.    O louvor deve ser dirigido a Deus – unicamente a Deus.

3. Com palmas. “Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo” (Sl 47.1). A versão pentecostal diz: “Aplaudi com as mãos, todos os povos...”.

4. Com expressão corporal. Sl 103.1: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome”.

III.   ONDE LOUVAR

1. Na congregação. Sl 22.22: “Então declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.”

2. No santuário. Sl 150.1: “Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.”

3. Entre os povos. Sl 57.9:Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações.”

4. Em Seus Átrios. Sl 100.4:Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.”

5. Na assembleia dos santos. Sl 107.32: “Exaltem-no na congregação do povo, e glorifiquem-no na assembleia dos anciãos.”

6. Entre as nações – Sl 108.3:Louvar-te-ei entre os povos, SENHOR, e a ti cantarei louvores entre as nações.”

7. Entre a multidão. Sl 109.30: “Louvarei grandemente ao SENHOR com a minha boca; louvá-lo-ei entre a multidão.”

IV.   QUANDO DEVEMOS LOUVAR

1. Louvai ao Senhor em todo tempo. Is 38.20: “O Senhor veio salvar-me; pelo que, tangendo os instrumentos de cordas, nós o louvaremos todos os dias de nossa vida, na Casa do Senhor”. Salmos 34.1-3: “Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem. Engrandeci ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome”

2. Devemos louvar a Deus diariamente. Salmos 61.8: “Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia.”

3. Devemos louvar a Deus no serviço. Mt 20.28: “Tal como o filho do homem, não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

3.1. Nosso serviço deve ser a Deus e ao próximo. Devemos ser instrumentos para abençoar as pessoas, para que haja salvação, cura, libertação e etc... Adoração está ligada ao serviço, sendo assim, quem é servo é um adorador!
Através deste instrumento de serviço que é a música que o Senhor tem nos dado, milagres e maravilhas acontecerão: pessoas serão curadas, libertas de cadeias e grilhões, perdoadas, salvas e abençoadas, e Deus será Exaltado!
At 2.47: “Louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” .

V.      PORQUE DEVEMOS LOUVAR A DEUS

1. Porque Ele e o Senhor. Sl 149.1: “Louvai ao SENHOR. Cantai ao SENHOR um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos.” Sl 96.4: “Porque grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado, temível mais que todos os seres”. Sl 48.1: “Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado, na cidade do nosso Deus”.

2. Porque Ele é Senhor e Criador. Salmo de Davi: “Venham todos, e louvemos a Deus, o SENHOR! Cantemos com alegria à rocha que nos salva. Vamos comparecer diante dele com ações de graças, cantando alegres hinos de louvor. Pois o SENHOR é Deus poderoso; é Rei poderoso acima de todos os deuses. Ele reina sobre o mundo inteiro, desde as cavernas mais profundas até os montes mais altos. O SENHOR reina sobre o mar, que ele fez, e também sobre a terra, que ele mesmo formou. Venham, fiquemos de joelhos e adoremos o SENHOR. Vamos nos ajoelhar diante do nosso Criador. Ele é o nosso Deus; nós somos o povo que ele guia, somos o rebanho do qual ele cuida” (Sl 95.1-7 -BLH).

3. Por todos os Seus benefícios. Sl 103.1-5: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. 2 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. 3 Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades, 4 Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia, 5 Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.”

4. Pela Sua bondade. Sl 107.21: “Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.”

5. Pelos Seus atos poderosos Sl 150.2: “Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.”

6. Porque o Senhor é digno de louvor. 2º Sm 22.4: “O SENHOR, digno de louvor, invocarei, e de meus inimigos ficarei livre.”
Sl 18.3: “Invocarei o nome do SENHOR, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos.”

7. Porque é um mandamento. Sl 9.11: “Cantai louvores ao SENHOR, que habita em Sião; proclamai entre os povos os seus feitos”.

8. Porque Jesus nasceu. Lc 2.20: “Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado”.

9. Porque o Louvor glorifica a Deus. Sl 50.23: “O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus”.
Deus criou o homem para louvor de Sua glória. Certamente, este deveria ser o grande desejo de todo o povo de Deus: Glorificá-Lo.

10. Porque Deus habita nos louvores. (Sl 22.3). Quando Ele encontra em nós um coração sincero, humilde e quebrantado na Sua presença, se manifesta de maneira poderosa em nosso meio (Sl 34.18; 51.17).
Deus não está preocupado com o aparente, com o formato, com a “embalagem”, mas Ele vê o interior, o conteúdo, atitude do coração (1º Sm 16.7).

11. Porque o Senhor Deus nos criou para este propósito. Sl 118.29: “Rendei graças ao Senhor porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre.
Ef 1.5-6: “Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade. Para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no amado” ().

12. Porque é uma arma de guerra. “E a cada pancada da vara do juízo que o Senhor der (referindo-se ao inimigo) haverá tamboris e harpas; e com combates de agitação combaterá contra eles” (Is 30.32). “Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o Senhor emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do Monte Seir que vieram contra Judá, e foram destruídos” (2º Cr 20.22).

13. Porque o louvor é uma oferta espiritual. O louvor, o sacrifício de louvor, de acordo com a própria Bíblia, é o fruto dos lábios que confessam o nome de Jesus (Hb.13.15).

14. Porque Deus transformou o desgosto em felicidade. Salmos 30.11-12: “Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu cilício, e me cingiste de alegria; para que a minha alma te cante louvores, e não se cale. Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre”.

A música sempre teve um papel importantíssimo na cultura humana. E, reconheça-se, ela tem o poder de mudar o estado de espírito de uma pessoa. Isto é, uma pessoa triste pode ficar alegre cantando. E esta tem sido, infelizmente, a forma como o louvor tem sido encarado e praticado em nossas igrejas. Não que isso seja uma coisa ruim. Em absoluto. Mas esta não é a finalidade bíblica e espiritual do louvor, enquanto música e canto.

15. Porque Ele nos perdoa e responde as nossas orações. Salmos 65.1-3: “A ti, ó Deus, é devido o louvor em Sião; e a ti se pagará o voto. Ó tu que ouves a oração! a ti virá toda a carne. Prevalecem as iniquidades contra mim; mas as nossas transgressões, tu as perdoarás”.

16. Quatro razões para o louvor a Deus. “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1ª Pe 2.9).

Porque somos: geração eleita; sacerdócio real; nação santa; povo de propriedade exclusiva de Deus.

Pr. Elias Ribas

Um comentário: