TEOLOGIA EM FOCO: AS BENÇÃOS CELESTIAIS

quarta-feira, 26 de julho de 2017

AS BENÇÃOS CELESTIAIS


Efésios 1.3-14 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, 4- assim como nos escolheu (elegeu), nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor 5- nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6- para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, 7- no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8- que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, 9- desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, 10- de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; 11- nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12- a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; 13- em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14- o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

INTRODUÇÃO 

1. Paulo escreveu aos efésios com o objetivo de ensinar aos cristãos o quanto é maravilhoso ser a igreja de Cristo e quais são as implicações práticas disso. 

2. Depois de saudar os irmãos, Paulo agradece a Deus pelas bênçãos espirituais.

V. 3. “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”

* Benção espirituais.

* Benção celestial.

* Toda sorte de bênção espiritual nos é concedida para louvor de Sua glória.

I. CONTEXTO HISTÓRICO 

Autor: O apóstolo Paulo.

Local: Roma

Data: 60 ou 62 DC

Destinatários: A Carta foi escrita e enviada às igrejas da Ásia Menor.

Tema da carta: A Igreja, o Corpo de CRISTO. 

II. AS BÊNÇÃOS DA IGREJA EM CRISTO (1.3-23). 

Ela se divide em três seções:

1. Benção do Pai que nos elege (vs. 3-6).

2. Benção do Filho que nos redime (vs. 7 – 12).

3. Benção do Espírito com o qual somos selados (vs. 13-14). 

- O pai Planeja.

- O filho executa.

- O Espírito Santo gera vida. 

III. A BENÇÃO DO PAI 

- Nas perícopes (no verso 4 e 5), há dois termos (verbos) que precisam ser examinados. O primeiro no versículo 4 (escolheu) e o segundo no versículo 5 (predestinou). 

- Perícope é um termo grego que significa “cortar ao redor”, ou seja, uma parte destacada de um texto, para ser analisada e estudada em separado. 

1. Nos escolheu antes da fundação do mundo. V. 4.Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”. 

-  Eleger ou escolher são sinônimos. 

- A palavra escolher no hebraico bahar e eleger no grego “ekletos” que significa selecionar ou escolher, preferir, eleger. 

Ek. Significa tirar; chamar. 

Escolheu. Do verbo escolher; do grego proginosko;é o ato de escolher; nomear; selecionar; 

- Ekleto é a raiz da palavra Ekklesia; chamados para fora. 

- Kaleo: Chamar. 

 

- O ato da eleição deu-se “antes da fundação” do mundo ou seja antes do primeiro instante da criação. 

Em Sua sabedoria, Deus planejou salvar o homem em Cristo “antes da fundação do mundo”, mesmo antes que o homem tivesse cometido o primeiro pecado. 

1.1. Nos elegeu pela sua presciência. 1ª Pe 1.2 “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas”. 

- A palavra presciência no grego é prognosi que significa: conhecer de antemão, conhecimento prévio, conhecer o futuro; saber os fatos antes de acontecer. 

·         Pela Presciência; Deus conhece todas as coisas de antemão.

 

·         Precisamos entender que, antes da predestinação vem a presciência de Deus. 

·         Em Sua Presciência Deus conhece o coração de todos os homens e estabelece a eleição de todos aqueles que n’Ele crerem. 

1.2. Nos elegeu n’Ele em Jesus Cristo. v. 4 “Assim como nos escolheu (elegeu), nele....” 

V. 6 “...para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado...”. 

O verso 4 diz: “n’Ele”; o verso 6 diz: “no Amado”, se refere a Cristo.

1ª João 5.12 “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” 

2ª Tm 2.10 “Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna”. 

1.4. Deus nos escolheu pela fé em Jesus Cristo, mediante Sua graça.

Efésios 2.8 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” 

João 3.16-18 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17- Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18- Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” 

Marcos 16.16 “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” 

João 6.47 “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.” 

1.4. Nos elegeu com um propósito. 

A. Nos elegeu para sermos santos. Ele nos selecionou com uma meta: “para sermos santos e irrepreensíveis”. Aqueles que estão em Cristo foram perdoados de seus pecados e deverão viver de tal modo que não pequem mais. 

B. Nos elegeu para proclamar as Boas Novas de salvação ao mundo perdido.

1ª Pedro 2.9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. 

Somos geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para um determinado propósito: “...para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. 

C. Nos chamou para uma santa vocação. 2ª Tm 1.9 “Que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça”. 

D. Nos elegeu para vivermos em amor uns com os outros (v. 4) “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”. 

2. Nos predestinou. 

V. 5. “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade”. 

- O verbo grego traduzido como “predestinar” é proorizo, significa, literalmente, “determinar de antemão, predeterminar, preordenar”. 

Deus nos elegeu e predestinou para salvação pela sua presciência.

2.1. Deus nos predestinou, nos escolheu para:

A. Sermos ...filhos de adoção...

B. Sermos ...conformes à imagem de seu Filho... 

Romanos 8.28-30E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou”.

Cinco pontos mencionados nos versículos são verdades para todos os crentes que amam a Deus, sem exceção.

• “conhecidos” por Deus (vs. 29).

• “predestinados” por Deus (vs. 29).

• “chamados” por Deus (vs. 30).

• “justificados” por Deus (vs. 30).

• “glorificados” por Deus (vs. 30). 

3. Chamados através do convite de Jesus.

Precisamos atender o convite de Jesus. 

3.1. Primeiro lugar Ele nos chama.

Mt 11.28 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” 

Chamar é um verbo grego Kaleo. Significa chamar em alta voz. 

3.2. O convite de Jesus não é seletivo, mas para todos os homens.

João 3.16-18 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 

3.3. Somos aceitos mediante a fé.

Jo 3.18“Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”. 

Rm 10.17 “a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus.” 

3.4. Mediante ao arrependimento e conversão.

Atos 3.19 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.”

Arrepender é reconhecer o nosso pecado.

Converter é deixar o pecado. 

3.5. Deus chama o homem para desfrutar de uma porção especial no Seu evangelho.

Is 55.1-3 “Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2- Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 3- Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi”. 

A. Um convite divino ao pecador. “Todos vós que tendes sede...” (v. 1)

- O convite é universal. 

B. A salvação vem do Senhor. “...vinde às águas” (v. 1).

Jo 413-14 “Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; 14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” 

A Água representa nosso desejo de nos refrescar. É o refrigério para nossa alma. 

C. Sem ajuda divina nenhum homem poderia jamais ser salvo.

Ef 2.8-9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

Jo 6.37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

Jo 6.39-40 “E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia. 40 De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”.

A vontade do Pai é: (1) que todos que vierem ao Filho sejam aceitos e não se percam; (2) que todos que virem o Filho e crerem nele recebam a vida eterna. 

Jo 6.44 “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”.

Jesus volta a falar da vida aqui. Ninguém pode receber o pão da vida se o Pai não o trouxer. 

pode vir a mim – no sentido de Jo 6.35. “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” 

“...exceto o Pai que me enviou...”.

Esse verbo (gr. helkuo) também é traduzido por levar, no sentido de ser arrastado (At 16.19; 21.30). Ninguém pode ser salvo, a não ser que seja levado a Jesus pelo Espírito Santo. 

Conforme a resposta positiva que Deus vê no coração do homem em aceitá-lo, ele restaura, liberta, perdoa e transforma o homem numa nova criatura. 

D. A Salvação é ato da justiça divina, não algo que se compra com dinheiro.e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço” 

Por isso, convida a quem “não tem dinheiro”.

Ef 2.8-9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” 

D. A alegria da salvação. “...sim, vinde e comprai vinho e leite”.

O vinho significa a alegria.

O leite significa a Palavra, o leite racional. 

3.6. O pecador precisa tomar uma decisão.

Ap 3.20Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” 

3.7. Aos que aceitam o convite de Jesus são recebidos como filhos de Deus por adoção em Jesus Cristo. 

- A adoção por Deus não é apenas uma adoção por acaso. É uma escolha feita “por meio de Jesus Cristo”. Se respondemos em obediência ao evangelho de seu Filho, Deus nos adota.Jo 1.12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”.

Rm 8.15-17 “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. 16 - O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 - E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e coerdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” 

·         Agora somos livres. Porque o Espírito que vocês receberam de Deus não torna vocês escravos e não faz com que tenham medo. Pelo contrário, o Espírito torna vocês filhos de Deus; e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus: “Pai, meu Pai!”

 

·         Éramos criatura, mas em Cristo Jesus somos filhos. 

·         Estamos mortos em nossos delitos, mas em Cristo Jesus fomos vivificados.

 

Efésios 2.1 “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados”.

Efésios 2.5 “Estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”.

Colossenses 2.1 E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas”. 

3.8. “No qual também fomos feitos herança” (1.11). Os filhos adotados receberão a mesma herança que Cristo, o filho legítimo e primogênito.

Romanos 8.14-17 “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. 16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e coerdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados”. 

Quando recebemos Jesus como nosso Senhor:

A. Guiados pelo Espírito Santo (15).

B. Passamos ser filho de Deus. “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (16).

C. Somos filhos por adoção. “...mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai”.

D. Somos herdeiros e coerdeiros em Cristo Jesus.

F. E seremos glorificados em Cristo Jesus. 

IV. A BENÇÃO DO FILHO 

1. Em Jesus temos a redenção. “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça” (v. 7).

 

Redenção no grego lutroô, significa: livramento, resgate, libertação mediante o pagamento de uma soma.

 

Redenção segundo o dicionário português é o ato ou efeito de redimir ou remir, que significa libertação, reabilitação, reparo, salvação. É o ato de adquirir de novo, de resgatar, de tirar do poder alheio, do cativeiro. É livrar-se de um passo arriscado, é livrar-se das penas do inferno. Neste caso, o valor infinito do sangue vertido de Cristo é eficaz para remir os nossos pecados.

Na Bíblia, a palavra “resgate” envolve três aspectos: 

É um pagamento (Números 3.46, 47). 

Traz livramento, ou redenção (Êxodo 21.30). 

Equivalência. O preço dele equivale, ou é igual, ao valor do que se quer resgatar.

- O sacrifício de Jesus corresponde ao que Adão perdeu — uma vida humana perfeita. (1ª Co 15.21, 22, 45, 46) A Bíblia diz: “Assim como por meio da desobediência de um só homem [Adão] muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um só [Jesus Cristo], muitos serão feitos justos.” (Rm 5.19).

- Esse texto explica como a morte de um único homem pagou o resgate de muitos pecadores. Assim, o sacrifício de Jesus é um “resgate correspondente”. Todos os que fazem o que é necessário podem receber os benefícios desse sacrifício (1ª Tm 2.5-6). 

2. Redenção é o resgate da humanidade por Jesus Cristo. No conceito Cristão os privilégios da redenção incluem:

2.1. O perdão dos pecados (Efésios 1.7).

2.2. A justiça (Romanos 5.17).

2.3. E a vida eterna (Apocalipse 5.9,10). 

- Deus perdoa os pecados dos filhos adotados porque Jesus morreu para sofrer o castigo por eles.

Colossenses 1.14: “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados”.

Romanos 3.24 “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”. 

V. BENÇÃO DO ESPÍRITO 

V. 11-14 Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; 12- Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; 13- O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. 14- Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos”. 

1. O Espírito Santo é uma promessa de Jesus.Jo 14.16-17 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”. 

2. Selo do Espírito. “Fostes selados com o Santo Espírito da promessa” (13).

O selo no V.T. era a circuncisão. Era no prepúcio do homem, era uma marca na carne. 

3. O qual é o penhor da nossa herança.

- Penhor é uma palavra do âmbito jurídico e que significa testemunho, uma garantia, segurança, alguma coisa que assegure o pagamento.

- Escrevendo aos colossenses o apóstolo diz: “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Cl 1.13). Quer dizer, como teríamos a segurança de que de fato fomos transportados “para o reino do Filho”, se não houvesse qualquer garantia verdadeira para nós? 

CONCLUSÃO

Toda a sorte de benção, a eleição benção do Pai; a redenção benção do Filho e o selo a benção do Espírito Santo, são bênçãos espirituais nas regiões celestiais são bênçãos da Trindade doadas a igreja pela fé.

Paulo ora para que eles cresçam “no pleno conhecimento d’Ele” (1.17). Se não conhecemos Cristo, como podemos esperar receber as bênçãos espirituais que ele nos oferece? Ressuscitando Cristo, Deus mostrou seu extremo poder para abençoar aqueles que creem.

Finalmente, Deus fez Cristo o cabeça da Igreja, o qual é o seu corpo (1.22-23). Procurar outra sede fora do céu, onde Cristo está, é negar a autoridade de Cristo.

Fomos predestinados, chamados e enviados; Jesus diz: “Assim como o Pai me enviou eu vos envio...”

Ele nos chamou para Seu reino.

Ele nos chamou para sermos santos.

Ele nos chamou para ser o e templo do Espírito Santo.

Ele nos chamou para oferecer sacrifício vivo que é vosso culto racional (Rm 12.1).


FONTE DE PESQUISA

1. A IGREJA ELEITA: redimida pelo sangue de Cristo e selada com o Espírito Santo da promessa SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020. CPAD Rio de Janeiro RJ
2. ANDRADE, Claudionor de. Dicionário Teológico. CPAD.
3. GILBERTO, Antônio, et al. Teologia Sistemática Pentecostal. CPAD.
4. HOUAISS, Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa. OBJETIVA.
5. STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.

Pr. Elias Ribas – Dr. em Teologia
Assembleia de Deus
Blumenau - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário