TEOLOGIA EM FOCO: O GRANDE AVIVAMENTO

quinta-feira, 14 de maio de 2009

O GRANDE AVIVAMENTO

“Tendo ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da tua misericórdia” (Hb 3.2).


Talvez você pensa que avivamento é barulho, movimento, pulo salto, grito; mas avivamento não é isso que estou dizendo.

Avivamento é uma transformação de vida, uma mudança de vida. Avivamento é uma inquietação e compaixão pelas almas. Pular gritar e saltar, e não ter nenhum interesse pela salvação das almas não é avivamento.


O profeta Habacuque na sua emoção e agonia olhava para Lei de Moisés, para os recursos humanos, para se a justificar e não encontrava saída, pois Jó disse: “Como um homem pode se justificar”.

* A nação israelita estava cada vez mais distante de Deus, estava caído na prostituição, na idolatria, adorando outros deuses estava numa situação caótica e, o profeta Habacuque comoveu de intima compaixão pelo seu povo bradou em alta voz: “Aviva, Senhor a Tua obra no meio dos anos”.

* Habacuque morreu seu espírito voltou a Deus e Israel continuava caído e distanciado de Deus.

* Meus amados, um dia em Belém da Judéia, um homem e uma mulher chamado José e Maria foram a esta cidade se alistar por ordem do governador, e esta mulher se encontrava grávida, e, no ventre desta mulher estava o avivamento do mundo.

* Nasceu em estrebaria, porque não havia lugar para Ele; os anjos do céu anunciaram aos homens, que havia nascido Jesus o Filho que seria o verdadeiro avivamento esperado pelos profetas, pelos patriarcas, e por Habacuque, o avivamento que Deus havia predito no Éden chegou aos homens. Os pastores e os reis magos vieram adora-lo, porque a paz veio ao mundo.

* Jesus cresceu em sabedoria e em estatura, e aos 30 anos começou Seu ministério. O mundo que estava em trevas viu uma luz; os cegos viam, os aleijados e mancos eram curados, os surdos, ouviam os homens eram libertos de toda opressão demoníaca.

1. O endemoniado gadareno: A Bíblia diz que certa vez havia um endemoniado de gadareno, morava no cemitério, alimentava-se dos defuntos, era muito horrível, prisão não agüentava sua força, mas um dia ele encontrou-se com este avivamento, e sua vida mudou.

2. O paralítico no tanque de Betesda: Certa vez estava um homem que há 38 anos que era paralítico, na beira de um tanque chamado Betesda, que quer dizer casa de misericórdia.

A situação deste homem era desesperadora, uma vez por ano descia um anjo e movia as águas e o primeiro que descesse nesse tanque era curado, mas este por ser invalido, não podia entrar e não encontrava ninguém que pudesse colocar-lo dentro desse tanque e toda a vez que o anjo movia as águas, alguém descia na frente dele. Mas um dia este homem encontrou este avivamento e perguntou-lhe: que queres que eu te faça; levanta e anda.

3. A mulher com um fluxo de sangue: Certa vez uma mulher que sofria de um fluxo de sangue, há 12 anos, e já havia gastado tudo com a medicina, mas um dia ela encontrou o avivamento de sua vida, e foi ao encontro d’Ele (Jesus), e tocou nas orlas dos seus vestidos e ficou curado.

4. A filha de Jairo: A filha de um homem chamado Jairo estava morta e quando Jesus entrou na sua casa e mandou que ela levantasse e ela ressuscitou.

* A fama deste avivamento correu por toda Palestina todos vinha ao encontro d'Ele. A Bíblia diz chegai-vos a Deus e Ele chegara a vós.

* Este avivamento veio ao mundo, curar, libertar os que estavam em trevas, Ele veio para mudar a vida de muitos, Ele veio para que tenham vida e vida com abundancia.

* Este avivamento do qual eu vos falo se chamas Jesus de Nazaré, o Reis dos reis, Senhor dos senhores, Médico dos médicos, o Filho de Deus.

* O homem sem Jesus está morto em seus delitos, mas ao ter um encontro verdadeiro com Ele, passa ser uma nova criatura: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" (2ª Co 5.17).

O apóstolo Paulo diz na sua epístola aos efésios.

"Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.¶ Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos,  e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus" (Ef 2.1-6).

* Religião não pode mudar o homem, nada neste mundo pode mudar a tua vida e te dar a paz, somente Jesus.

João 6.63  "O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida".

Avivamento deriva-se da raiz vida. Estávamos morto em nosso delitos, mas através da fé em Cristo Jesus Ele nos deu vida.

No evangelho segundo João Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá" (João 11.25).

Vida real e genuína, vida ativa e vigorosa, devota a Deus, abençoada, em parte já aqui neste mundo para aqueles que colocam sua confiança em Cristo, e depois da ressurreição a ser consumada por novas bênçãos (entre elas, um corpo mais perfeito) que permanecerão para sempre.

Jesus é o avivamento que você estava esperando, faça uma decisão, entrega sua vida a Ele - Somente Ele pode te vida eterna : "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14.6).

Pr. Elias Ribas

Um comentário:

  1. Parabéns por esta postagem muito boa mesmo concordo com o senhor pois muitos se vem como espirituais porem não tem os frutos do espirito Santo

    ResponderExcluir