TEOLOGIA EM FOCO: OS MÁRTIRES DA GRANDE TRIBULAÇÃO

terça-feira, 21 de abril de 2015

OS MÁRTIRES DA GRANDE TRIBULAÇÃO


Apocalipse 6.9-11 “E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. 10- E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? 11- E a cada um foi dada uma comprida veste branca e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos que haviam de ser mortos como eles foram.” 

Abrindo o quinto selo, João vê o lamento dos mártires no céu. O apóstolo declara que eles vêm de todas as nações, tribos, povos e línguas que há sobre a terra. Ele descreve o martírio dos cristãos que sofreram perseguições, passaram por torturas, foram mortos e cujas almas suplicam o juízo de Deus contra a vida daqueles que martirizaram milhares de cristãos. Estes são os salvos que vieram da Grande Tribulação porque guardaram sua fé em Cristo, por seu testemunho e amor à Palavra de Deus e não aceitaram o sinal da besta e nem o seu nome (Ap 7.9-14). Muitos que distanciaram da fé e pessoas com o conhecimento do Evangelho que ficarem no arrebatamento da Igreja, sofrerão no governo ditatorial da besta. Suas almas ficarão debaixo do altar do Senhor no céu, serão salvos, mas terão de dar a própria vida (Ap 6.9-11).

Neste tempo o Anticristo, no final dos desfeches, levantará uma grande perseguição qual nunca houve, mesmo em meio aos horrores, ao engano e às grandes dificuldades da Tribulação, muitas pessoas rejeitarão o Anticristo e aceitarão a Jesus, passando a segui-lo. Portanto, todos os que não negarem a Jesus, não professam a religião do falso profeta e não aceitam o sistema da Besta serão decapitados (Ap 20.4), Mas serão salvos.

Essas almas debaixo do altar não é a Igreja de Jesus. Essas almas, cujo corpo está na terra e ainda não foram ressuscitados, são completamente distintos da Noiva. Os que morreram em Cristo no tempo da graça, já foram ressuscitados e arrebatados, são vistos coroados no céu representados pelos vinte quatro anciãos, e estão livres da Grande Tribulação (Ap 4.4, 10,11).

João vê as almas desses que foram martirizados, receberem vestes brancas que simbolizando justiça, pureza, santidade e alegria. Eles esperam descansando de suas fadigas terrenas, até que o número dos mártires se complete. Duas coisas ainda devem ser ditas aqui, que mostra a diferença entre estes santos e a Igreja: 1. A igreja é vista coroada (2ª Tm 4.8; Ap 2.10; Ap 4.4, 10,11). 2. Estes santos são vistos com palmas em suas mãos (Ap 7.9).

É importante entender que essas almas não estavam inconscientes, mas estavam lúcidas e pedindo vingança, não pessoal, mas da justiça divina. Isso mostra que após a morte a alma não dorme como alguns “líderes” ensinam, mas continuam conscientes e tem memória do que ocorreu na Terra. Eles clamam por vingança contra os “que habitam sobre a terra” (Ap 6.10).

Nesta altura dos acontecimentos, nós que subirmos no arrebatamento, estaremos participando das bodas do Cordeiro (Ap 19.7-9), enquanto que estes crentes que deram suas vidas para serem salvos estarão debaixo do altar do Senhor, serão salvos, mas terão de dar a própria vida (Ap 6.9-11), permanecerão lá até que termine a Grande Tribulação, e o Senhor retorne a Terra para vingará o sangue deles derramado.

No capítulo 7, o apóstolo João da continuidade a revelação que vê: Apocalipse 7.9,10,13-15 “Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; 10- e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. 13- E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são e de onde vieram? 14- E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. 15- Por isso estão diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.” 

Esta multidão não é a Igreja, como também os selados não são, pelos seguintes motivos: Primeiro, é um dos anciãos que representam a Igreja que faz a pergunta a João (v. 3). Se fossem a Igreja teriam sido arrebatados antes da Grande Tribulação com coroas em sua cabeças.

De quem é composta está multidão? De todas as nações que creram pelo trabalho dos 144.000. De muitos crentes que ficaram, mas creram.

Estes mártires são aqueles que conheciam o evangelho, mas nunca tomaram uma posição diante de Deus e não se desligaram do pecado. Estes são os que vão ficar na terra depois do arrebatamento da Igreja. O anticristo e o falso profeta (Ap 13) que é o ditador do Império Romano ressuscitado, moverá grande e tremenda perseguição contra todos os que são cristãos. Essa multidão, que terão de enfrentar cara a cara a Satanás e sujeitar-se a decapitação. Muitos como uma multidão incontável em todo o mundo, permanecerão fiéis, preferindo morrer pelo testemunho de Jesus.

“Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos” (Ap 20.4).

João vê as almas daqueles que foram decapitadas por amor a Cristo e que guardaram Sua Palavra. Mas aqueles que não irão se dobrar diante da Besta, adorar sua imagem e aceitar a sua aliança, então serão salvos na Grande Tribulação.

Note-se a diferença entre os cento e quarenta e quatro mil selados (Ap 7.1-8), e os mártires da Grande Tribulação (v. 9). O primeiro está na terra e estão selados por Deus; o segundo são os gentios, inumeráveis, que completa o número daqueles que “estavam debaixo do altar”, visto por João na abertura do quinto selo, agora tirados da Grande Tribulação, e estão no céu perante o Cordeiro, trajando vestidos brancos, significando que as pessoas tinham alcançado, não somente a justiça e a pureza, mas também a vitória e gozo; e com palmas nas mãos. Estas palmas simbolizam os mártires. A Igreja representada pelos anciões está coroada, e os fiéis receberam o galardão após o arrebatamento, no Tribunal de Cristo (2ª Co 5.10; Ap 22.12). Mas os mártires receberão palmas que simboliza louvor.

João estava observando aquela cena de adoração e compartilhando daquela magnífica alegria, sem entender perfeitamente a visão:

“E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são e de onde vieram? (V. 13).

“E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de Grande Tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.”

Os cento e quarenta e quatro mil de Israel foi dado um sinal na testa para que ficassem isentos dos sofrimentos da Grande Tribulação. Os gentios deixados na terra após o arrebatamento da Igreja, depois de despertados e de reconhecerem Jesus como Seu Senhor e Salvador, foram oferecidos como mártires, sendo decapitados no período da Grande Tribulação. Não “tribulação” ou apenas “de muitas tribulações” (At 14.22), mas “da Grande Tribulação”. Da tribulação sem igual durará três anos e meios (Dn 9.24-27), ou seja, a última metade da septuagésima semana de Daniel. Este é um período de tribulação como nunca houve, nem haverá jamais (Jr 30.4-7; Dn 12.1; Mt 24.21, 22).

O intenso sofrimento na Grande Tribulação não é suficiente para purificar os homens dos seus pecados. Somente o sangue do Cordeiro nos purificará de todo o pecado: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1ª Jo 1.7). Jamais alcançariam qualquer vitória pelos seus próprios méritos ou porque tenham passado por provas duras e terríveis e até mesmo pelo fogo da Grande tribulação. Para provar a sua fé em Jesus e a confiança inabalável em seu Deus, eles não amaram as suas vidas até a morte.

Deus mostra o Seu precioso carinho para as criaturas que lhe são fiéis. Carinho de pai e mãe, que quer bem aos seus filhos (Is 44.15-16). Esta é a grande e sublime promessa que alcançarão todos os vencedores.

Estes mártires fazem parte dos rabiscos da colheita. No contexto bíblico, “os rabiscos” eram as sobras de uma colheita do tipo: Trigo, Cevadas, Uvas no Velho Testamento. Esses mártires serão ou últimos a ser a arrebatados e isso só acontecerá na vinda de Jesus em glória. Incluem nesta colheita todos os crentes, perseguidos e maltratados até a morte por causa da Palavra de Deus e aqueles que não negaram Jesus e que ficaram fiéis ao Senhor testemunhando que eram de Cristo (Ap 20.4-6). Esses mártires reinarão com o Senhor no Milênio. 

Palavra de encorajamento. Ap 14.12-13 “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam.”

Uma voz do céu, a voz de Cristo (10.4), ordena a João escrever, especialmente para encorajar aos que recusaram aceitar o sinal da besta. Esta mensagem de consolo será então especialmente necessária, pois os muitos homens que tornarem-se crentes, aqui não falo mais dos cento e quarenta e quatro mil que já estarão na glória com o Senhor (Ap 14.3-4), mas daqueles que estarão diante da alternativa de adorar a besta ou morrer. Sua decisão por Jesus Cristo terá consequências terríveis. Por não negarem a fé e guardarem os mandamentos de Deus, haverá uma terrível perseguição até a morte.

Bem-aventurado os mortos (v. 13). Por sete vezes é pronunciado a palavra bem-aventuranças no Apocalipse. Isso se refere aos remidos que já estão na glória com o Cordeiro. Em contraste com os adoradores da besta, que são atormentados com os juízos apocalípticos. Os salvos na Grande Tribulação já estarão na gloria aguardando o Senhor fazer justiça a essa terra. O sangue e a justiça de Cristo são seu adorno e suas vestes de honra.

A voz celestial anuncia-lhes que ganharão muitíssimo através do martírio: “Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor”. Há uma promessa especial para aqueles que lavam suas vestiduras no sangue do Cordeiro. Através do seu martírio eles tornam-se participantes de algo muito melhor do que se continuasse com a vida. Eles participaram dos rabiscos da colheita (Ap 6.9 e 11). Entretanto os santos salvos na Grande Tribulação não pertencem á Igreja-noiva, eles têm parte na promessa que foi dada a nós.

O mundo caminha para o fim. Esse é último prazo antes do arrebatamento, importa uma entrega completa a Jesus Cristo. Quem atualmente não permanece na Palavra e a comunhão com na Igreja, este acaba se desviando dos caminhos do Senhor. Mas agora ainda tem tempo para entregar teu coração a tua vida completamente ao Senhor. Aproveite o tempo e a oportunidade, e não endureça teu coração, pois a vida nesta terra é curta.


Pr. Elias Ribas

4 comentários:

  1. Então, eles morrem na grande tribulação e já são ARREBATADOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não serão logo arrebatados, pois as escrituras sagradas diz em que eles clamaram por justiça e a resposta para eles foi para que guardassem um pouco mais até se completar a morte de seus conservo, ou seja, eles ficarão em algum lugar aguardando o final dos 7 anos se cumprirem, enquanto que a igreja arrebatada estará desfrutando das bodas do Cordeiro, logo eles só farão parte conosco quando Jesus voltar juntamente com a igreja para salvar Israel e implantar o período milenial.

      Excluir
    2. Os Santos mártires da igreja de todas as eras desde Estêvão serão arrebatados e levados com os santos vivos para as bodas no céu apocalipse capítulo 19 v 7 l coríntios capítulo 15 esses santos serão levados da terra antes do segundo período da grande tribulação já os santos da grande tribulação enfrentarão a a irá ea perseguição do anticristo serão perseguidos e decapitados por amarem a Jesus Cristo e guardarem seus mandamentos esses santos darão suas vidas serão mortos e estarão no céu com vestes brancas e palmas nas mãos vieram de da grande tribulação amem

      Excluir
  2. Aleluias!!! Maranata ora vem Senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir